Review de Sid Meier Railroad´s (PC)


Ficha Técnica:
Desenvolvedora: Firaxis Games
Publicadora: 2K Games.
Plataformas: MAC e PC
Data de lançamento: 16 de outubro de 2006
Gênero: Simulador de trêns / RTS.
Preço: U$9,90 (Steam USA), R$16,90 (Steam BR), R$59,90 (Mídia Fisica)
Requisitos Mínimos: Windows XP, CPU Pentium 4 ou Athlon 1,4Ghz,GPU Geforce 3 ou Radeon 8500 com 64Mb de vídeo, 512MB RAM, 1,7GB espaço no HDD e DX 7
.
PIUI

   Sid Meier é famoso principalmente pela série Civilization, mas em seu currículo, possui outros sucessos, como o Pirates e a série Railroad Tycoon.
   Lançado em 1990, a série Railroad Tycoon, foi um marco no mundo dos games e um dos maiores sucessos entre os amantes de trens e ferrovias.
   Além do jogo de 1990 a série recebeu um jogo (que é muito bom ainda hoje) em 1998, o Railroad Tycoon 2 e em 2003 teve o ultimo jogo levando o sufixo Tycoon o Railroad Tycoon 3, que foi o primeiro da série em 3D e possui problemas em máquinas atuais, tentei jogá-lo, mas os gráficos ficam bem simples, pois os assets ficam em baixa resolução. Em 2006, saiu a versão revista aqui, que simplificou o jogo, focando mais nos trens em si e menos na industria (nos anteriores, haviam indústrias para serem compradas, o jogador negocia ações, etc), para quem não conhece e é mais hardcore, recomendo que procure os jogos anteriores, principalmente a versão 2.

INICIANDO

   Quando você começa a jogar, quem é mais velho, vai lembrar do Ferrorama, o famoso trem elétrico da estrela.



   Para quem nunca jogou esse tipo de game é recomendado iniciar pelo tutorial que explica conceitos básicos como o layout dos trilhos e como ganhar dinheiro.
   Normalmente você começa em cidades pequenas que não possuem passageiros, mas demandam recursos como carvão, milho, uva, etc. Você leva o recurso pra cidade e leva o que ela produz onde existe a demanda, com o tempo a cidade cresce, a demanda muda e você vai ganhando dinheiro, comprando novos trens, construindo mais trilhos, atendendo as demandas, etc. Essa é uma explicação simples, mas é basicamente o que você faz durante o jogo, coloca trilhos, liga as cidades e vai suprindo as demandas de cada uma.

GRÁFICOS

Os gráficos são bem interessantes, com trens e terrenos bem detalhados, por ser antigo o game roda em máquinas antigas (rodo em um notebook com um Pentium M dual core e uma GPU Intel HD GL 40), a interface e jogabilidade do jogo é boa e para quem quiser algo mais sério, recomendo o Railroad Tycoon 2, pois o 3 não envelheceu muito bem (seus gráficos 3D ficam feios nas maquinas atuais com resolução acima de 1024x768. No video que fiz abaixo, rodei em 1440x900 o Railroads e rodou muito bem. As texturas dos mapas são variadas e há ambientes que vão de desertos, até florestas e arquipélagos.


JOGABILIDADE

   Além do modo SANDBOX, onde você joga sem objetivo, o jogo possui alguns cenários com objetivos, por exemplo no primeiro cenário, você começa em 1850 e o primeiro objetivo é construir uma ferrovia ligando Fenix/Flagstaff e Las Vegas até 1899, então além de ir montando os trilhos, você precisa juntar o dinheiro suficiente para conseguir cumprir os objetivos. 
Pra entender melhor,  fiz um video com o gameplay do primeiro cenário;


   O jogo possui 7 cenários com objetivos que no meu caso demorei quase 30 horas para conseguir finalizar todos. Além desses cenários o jogo possui alguns mapas multiplayers e uns mapas do leste europeu que não possuem objetivos. 
      O maior problema do jogo é que ele foi feito em 2006, uma época em que a maioria dos computadores usavam processadores de 32 bits e tinha no máximo 2GB de Ram, por isso o jogo costuma sofrer com o famoso CTD (crash to desktop), onde você está no meio da jogatina e ele fecha e volta pra área de trabalho, tanto que eu me acostumei a salvar o jogo constantemente. Outro bug chato é que as vezes a inteligência artificial, não é tão inteligente, você manda um trem trocar recurso com uma cidade que está próxima e do nada o trem dá a volta no mapa inteiro, para voltar naquela cidade, eu até desenvolvi um "sistema" para minimizar esse problema que é criar um trilho da cidade para o recurso sem ligação com os outros trilhos, assim evita que o trem fique "perdido", pode ser visto no video acima.

Quem quiser mais dicas ou informações, ou tiver dicas, pode deixar nos comentários.


O jogo é em inglês, porém permite mudar as unidades de milhas para quilometros.

SOM

   Os sons do jogos são muito bons, com os trens tendo sons diferentes e com vários efeitos sonoros diferentes conforme os ambientes, ou o que o trem está fazendo (andando, carregando, etc), etc.
   Os trens possuem sons diferentes, principalmente as gerações que foram mudando conforme o avançar do tempo, fica ainda melhor quando jogado com um fone de ouvido.

CONCLUINDO

   O jogo é bom, se quiser algo mais hardcore recomendo o Railroad Tycoon 2 ou 3, mas o SMR com certeza vai lhe proporcionar muitas horas de diversão e por ser um jogo leve roda em qualquer computador, inclusive em notebooks mais simples e até em netbooks. 
   Se você gosta de trens e gosta de desafio, termine de ler o review e já pegue o seu quepe e vire o maquinista.




0 comentários:

Copyright © 2013 TILT - Games, informática e Tecnologia.