Review de GameDev Story


   
Ficha Técnica:
Desenvolvedora: Kairosoft
Publicadora: Kairosoft
Plataformas: iOS e Android.
Data de lançamento: 09 de Outubro de 2010 (iOS/Android) e 6 de Julhoe de 2015 (W10M).
Gênero: Simulador comercial.
Preço: AppStore U$4,99, Play Store U$2,49 / R$8,49, Marketplace  .

   Em 2010, comprei um iPhone 4, que era lançamento e meus primeiros jogos comprados foram, o Flight Control e o Game Dev Story.
Nessa época ainda não existiam tantos jogos para celulares como temos hoje, acredito que eram lançados uns 2 ou 3 por semana, ao contrário de hoje que saem, centenas por dia, e esses jogos me atraíram pois eram simples e na época eu jogava no DS, só procurava jogos simples para o celular. Porém quando comecei a jogar o Game Dev Story, vi que era muito mais do que parecia.

MAIS QUE UM JOGO, UM TRIBUTO A HISTÓRIA DOS GAMES

   Embora o jogo possa ser jogado por todos, quem conhece um pouco da história dos videogames, vai curtir muito as referências e vai reconhecer muitas coisas no jogo, pois o game começa mais ou menos no final do anos 90 e vai passando pela gerações chegando até a  geração PS2.

HISTÓRIA

   Você começa como um gerente de um escritório desenvolvedor de jogos e inicialmente precisa contratar o pessoal necessário para desenvolver os jogos, normalmente você vai precisar de um escritor (para criar a estória do jogo), um designer (para fazer os gráficos) e um engenheiro de som (para criar a parte sonora). Além destes existem outros tipos de funcionários que são evoluções ou combinações desses e também o codificador, que melhora geral o desenvolvimento.
   Interessante notar que alguns personagens são baseados em figuras conhecidas, como Gilly Bates,  Charlize Theory, Donny Jepp, Stephen Jobson, Walt Sidney, Shigeto Minamoto, etc. 
   Além dos personagens já terem seus atributos, o jogador pode melhorar os mesmos, com treinamentos.
   O jogo têm um tempo de 20 anos, onde nesse tempo, seu objetivo é ganhar os prêmios de melhores jogos e se conseguir, desenvolver seu próprio console.


GRÁFICOS

   Os gráficos do jogo, como pode ser vistos nas imagens, são todos feitos em retrobit ou em 8 bit, são simples, mas você vê os detalhes dos personagens trabalhando, consegue identificar cada console como o Super Ies da Intendro, ou o Playstatus da Sonny, etc.
   Eu gostei bastante do estilo gráfico e faz muita diferença, tanto que cheguei a pegar o GameDev do PC, mas não tem o mesmo charme, pois a versão Tycoon têm gráficos simples.

JOGABILIDADE

   O jogo é básicamente criar jogos ou assumir contratos de outras empresas (e entregar no prazo), eu no inicio, alterno entre um jogo e um contrato, no game, o tempo médio para criar um jogo é mais ou menos 4 meses, com isso, é interessante se programar, para começar a desenvolver um jogo em junho, para lançar em outubro e pegar as vendas do fim de ano. Depois que o jogo avança, você consegue aumentar o escritório e finalmente consegue fazer  dois jogos, alternando entre os equipes.
   
SOM

   O jogo possui sons e músicas muito boas, com vários efeitos, todos na vibe dos 8 bits, em alguns momentos você pode tentar melhorar o jogo, porém quando falha, há um som característico.


CONCLUINDO

   Esse é um dos melhores simuladores disponíveis para celulares, quem gosta de emuladores, teste e confira o jogo, há a versão lite para iOS/Android e depois de viciar, pode comprar. O jogo sempre aparece em promoção por U$1,00. Mas mesmo no valor atual, ele vale muito a pena, pois proporciona horas de diversão.

NOTA 8,0

   

0 comentários:

Copyright © 2013 TILT - Games, informática e Tecnologia.